sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Polícia apreende cerca de dez mil livros do professor que seriam comercializados no Recife

Uma operação da polícia civil - intitulada Volta às Aulas - apreendeu, na manhã de hoje, cerca de 10 mil livros de professor que tem venda proibida no mercado. Os exemplares foram encontrados nos edifícios Limoeiro, localizado na Rua Marquês do Recife e em outro prédio na Avenida Siqueira Campos. Ambas construções eram usadas como pontos de revenda dos exemplares e estão localizadas no bairro de Santo Antônio, centro da cidade.

Os livros, em sua maioria das disciplinas de português e matemática também seriam comercializados por valores bem abaixo do mercado, na área conhecida como “Beco do Sebo” e em fiteiros localizados nas proximidades dos galpões onde o material foi apreendido. As publicações, que trazem as respostas de todos os exercícios, deveriam ser entregues, gratuitamente, às escolas antes do início das aulas.

De acordo com o delegado de combate à pirataria, Tiago Cardoso, os proprietários dos galpões foram detidos e responderão um termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) em liberdade. "Eles serão liberados porque, apesar da venda de exemplares do professor ser crime de direito autoral, é considerado de menor potencial ofensivo", esclareceu.

Ainda segundo o delegado, está sendo investigada a hipótese de conivência de funcionários de colégios do Grande Recife para viabilizar a venda ilegal dos exemplares do professor. “Queremos saber primeiro de que colégios partiram os livros”.

O material apreendido foi recolhido com o auxílio de uma carreta e permanecerá em poder da polícia. Dados da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos revelam que anualmente cerca de R$ 400 milhões deixam de ser arrecadados em impostos e pagamento de direitos autorais, por conta de venda de exemplares proibidos.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário