quinta-feira, 8 de abril de 2010

Estação José Ermírio de Moraes prorroga exposição até o dia 25 deste mês

Mostra Semana de 22 e o modernismo brasileiro reúne fotografias e paineis que retratam a história da arte moderna nacional


O público pernambucano terá mais tempo para conhecer às obras dos mais importantes artistas modernistas do país. Isso porque a exposição Semana de 22 e o modernismo brasileiro, que está em cartaz desde o mês de janeiro na Estação Cultural José Ermírio de Moraes, será prorrogada até o dia 25 de abril. A mostra, que é fruto de uma parceria entre o Sesc e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), está aberta para visitações gratuitas de terças-feiras a domingos, das 13h às 17h.

O objetivo da exposição é democratizar o conhecimento sobre a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, e a importância histórica e cultural que ela possui até os dias de hoje. A mostra é composta por 45 fotografias, assinadas por Hugo Leal, de importantes obras modernistas. As reproduções, de alta resolução, são de quadros como: Antropofagia, de Tarsila do Amaral; A Boba, de Anita Malfatti; As Nadadoras, de Vicente do Rego Monteiro; etc.

Além das fotografias, fazem parte de exposição painéis com informações sobre os artistas que participaram da Semana de 22. Também haverá a Caixa Modernista, com documentos e outros objetos raros: o datiloscrito do programa da Semana de 22, que pertenceu a Paulo Prado; a programação original do 2º dia da Semana; o catálogo original da exposição de 22; a revista Antropofagia; 22 cartões-postais; convite e catálogo da exposição de Tarsila do Amaral, em Paris; livro Pau Brasil de Oswald de Andrade (editado em Paris, em 1925); livro Paulicéia Desvairada, de Mário de Andrade (editado em São Paulo, em 1922); CD com músicas modernistas, que conta com a participação de vários artistas, como Villa-Lobos.

ESCOLA – Instituições de ensino públicas e privadas ainda podem agendar visitas guiadas para a exposição. A Estação Cultural José Ermírio de Moraes conta com uma equipe de arte-educadores e profissionais da área de história. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (81) 3424.8704.

SERVIÇO
Exposição Semana de 22 e o Modernismo Brasileiro
Local: Estação Cultural Senador José Ermírio de Moraes – Av. Beira Mar, 990 Piedade, Jaboatão dos Guararapes.
Visitação: Até 25/04
Horário: de terça a domingo, das 13h às 17h
Entrada: Gratuita
Mais informações e agendamentos para grupos: (81) 3424.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário