segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Torre Malakoff sedia aulas-concertosSuíte Afro-Recifense, projeto financiado pelo Funcultura, apresenta a estudantes

A cultura africana disseminada através de acordes musicais. É dessa forma que o projeto Suíte Afro-Recifense, financiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), pretende instruir e conscientizar 1.300 crianças de 10 escolas públicas do da Região Metropolitana do Recife. Utilizando-se de aulas-concertos, o grupo Korin Orishá inicia, a partir desta terça-feira (3), na Torre Malakoff, uma série de encontros em que instrumentos eruditos se unem à percussão utilizada no Candomblé, resultando num espetáculo artístico-didático.

Serão 10 encontros direcionados aos estudantes das escolas cadastradas e demais interessados. A ideia é mostrar – através de performance musical e imagens – a influência da cultura africana na formação do Brasil. O concerto será regido pelo maestro, musicólogo e etnomusicólogo, José Amaro Santos, que também assume o papel de explanador.

Cada escola tem uma data agendada e poderá levar até 120 crianças para a Torre Malakoff numa condução disponibilizada pelo projeto. Lá, os alunos poderão assistir ao espetáculo, além de conhecer um pouco sobre a história do equipamento, que é gerenciado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). As aulas-espetáculos acontecerão entre os dias 3 e 19 deste mês, nos horários das 8h às 13h e das 13h às 17h. O público em geral também poderá conferir os encontros gratuitamente.

“As aulas têm valor cultural e histórico. A nossa intenção é mostrar para esses jovens estudantes como a formação do povo brasileiro está diretamente influenciada pela cultura africana”, explica Sandro Rodrigues, coordenador geral do projeto. Ele adianta também que há a intenção de, futuramente, expandir a ação para mais estabelecimentos de ensino de Pernambuco e de outros estados.

CONCERTO – Sob a regência de José Amaro Santos da Silva, o grupo musical é formado por instrumentos de cordas clássicos (violino, viola e violoncelo), por instrumentos de sopro (flauta, clarineta e fagote), e de percussão utilizados no Candomblé (yian, melê onkó, abê e gonguê) e vozes. O Korin Orishá interpreta a Suíte Afro-Recifense, peça escrita a partir de cânticos que são entoados nas danças no Candomblé do Recife, na língua africana yorubá, e está estruturada harmônica e polifonicamente de acordo com os instrumentos utilizados na apresentação. O concerto tem duração de cerca de 1h30 e reúne 12 músicos pernambucanos.

SERVIÇO
Projeto Suíte Afro-Recifense
Local: Torre Malakoff (Rua do Bom Jesus, Bairro do Recife)
Abertura: 03/08, às 13h
Período
03, 05, 10, 12, 17 e 19 de agosto, das 13h às 17h
04, 11, 18 e 19 de agosto das 08h às 13h
Entrada: gratuita

por: http://www.nacaocultural.pe.gov.br/torre-malakoff-sedia-aulas-concertos1

Um comentário:

  1. eba eba... evento cultural na torre malakoff... das ist Super, primer!! Eu vou Amei a cara nova do blog!!

    ResponderExcluir