sexta-feira, 9 de julho de 2010

Fundarpe divulga programação de Cortejos, Palco Castainho, Artes Plásticas, Literatura e Moda

A 20ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece de 15 a 24 de julho, terá mais de 300 atrações culturais. Além dos palcos Guadalajara, Pop, Forró, Cultura Popular, Pau Pombo, e dos polos de música erudita, cinema, teatro, circo e dança, o Festival de Inverno de Garanhuns conta, também, com os cortejos de grupos de cultura popular e com a programação diversificada do Palco Castainho. A programação traz, ainda, o universo da moda com uma mostra fotográfica que destaca os figurinos de grandes filmes pernambucanos, e as atrações literárias e de Artes Plásticas.

A celebração, que integra a lista dos mais conceituados festivais do Brasil, é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns. A programação completa e atualizada do FIG 2010 está disponível no site www.fundarpe.pe.gov.br.

CORTEJOS - Nesta edição, o FIG contará com três dias destinados aos cortejos (15, 17 e 24 de julho). A programação terá início sempre às 16h, com concentração em frente ao Hotel Tavares Correia e destino ao Palco de Cultura Popular, na avenida Santo Antônio. O primeiro dia de cortejo será dedicado à cultura popular, que será representada pelas seguintes atrações: Maracatu de Baque Solto Leão Mimoso (Olinda); Caboclinho Sete Flechas (Recife); Bloco Carnavalesco Amantes das Flores (Olinda); Clube Carnavalesco Marim dos Caetés (Olinda); Boi da Macuca (Correntes); A Bela da Tarde (Catende); e Caretas (Bezerros).

Já no dia 17, as ruas de Garanhuns serão tomadas pelos blocos líricos: Banhistas do Pina (Recife); Flor da Lira (Olinda); Menestréis do Paulista (Paulista); Flor do Eucalipto (Moreno); Bloco das Ilusões (Recife); Seresteiros de Salgadinho (Olinda); Eu Quero é Mais (Olinda); O Bonde (Recife); e Um Bloco em Poesia (Recife). Fechando a programação dos cortejos, um dia dedicado ao samba, com as recifenses G.R.C.A. Gigante do Samba, G. R. E. S. Imperiais do Ritmo e Galeria do Ritmo.

CASTAINHO – De 19 a 23 de julho, sempre a partir das 17h, o público poderá aproveitar a programação da lona de circo instalada na Comunidade de Remanescentes Quilombolas do Castainho. No dia 19, apresentam-se Dona Celina, de Paudalho, e a Banda de Pífano Quilombolas Euflauzino, de Carnaíba. No dia 20, o circo recebe os espetáculos de dança Tambores e Maracas, da Cia de Dança Artefolia, e Vitalinos, do Grupo de Dança Arte em Movimento do IFPE. Neste mesmo dia também se apresenta o Grupo de Dança Tigre, de Garanhuns.

A programação segue no dia 21 com a apresentação do Grupo Indígena Atikum, de Salgueiro, e do Espetáculo musical A Voz da Diversidade com Gean Ramos, de Jatobá. No dia 22, marcam presença do Castainho, Quilombola Estivas, de Garanhuns, Quilombola Nego do Timbó, também de Garanhuns, e do Quilombola Chã de Negros, de Passira. O dia 23 será marcado pela exibição do curta-metragem Malunguinho Histórico Divino e o resultado das oficinas de capacitação.

ARTES PLÁSTICAS - Exposições, videoarte, instalações e performances marcam a programação de Artes Plásticas do FIG 2010. As ações desta linguagem acontecem de 17 a 24 de julho, na Casa Galeria Galpão (Praça Dom Moura, 44) e nas ruas da cidade. Será apresentado um total de 10 trabalhos artísticos. O público vai poder conferir as obras e as novas experiências de artistas de renome como Ricardo Brazileiro, Airton Cardim, Lourival Cuquinha, Leo Antunes e Paulo Bruscky. Ainda compõem a grade Charles Martins, Gabriel Furtado, Mary Gatis, Cauê Nascimento, Janaína Campos Branco, Valdir Oliveira, Grupo Totem e Daniel Santiago.

LITERATURA – De 17 a 24 de julho, Garanhuns vai respirar literatura. A Casa Galeria Galpão (Praça Dom Moura, 44) abrigará uma programação especial voltada para esta linguagem. No dia 17, das 14h às 16h e das 18h às 20h, acontece a palestra-espetáculo “Poesia na música, música na poesia: oralidade, musicalidade e intersemiose”, com Marcos Antonio Ferreira. No dia 18, às 15h, Paulo André Viana falará sobre a incrível viagem de contar histórias. De 18 a 20 de julho, das 16h às 19h, tem o recital-debate “Projeto de introdução à poesia popular nordestina”, com Allan Sales.

De 19 a 21 de julho, às 14h, tem o projeto “Mostra cordelização: o diálogo do cordel com outras linguagens”, de Genivaldo Nascimento. Nos dias 21, 23 e 24 de julho, às 16h,Wagner Porto Cruz colocará em discussão a poesia de rua dos sambas de coco e maracatu. No dia 22 de julho, às 18h, Valdir Oliveira estará lançando o livro “O Rei do Zodíaco”. No dia 23 de julho, às 18h, a Casa Galeria Galpão recebe os poetas Chico Pedrosa, Marcos Passos e Marcone Melo, que farão um recital com poesia e música. E, encerrando a programação de literatura, no dia 24, às 15h, o grupo Baile dos Seres Imaginários realiza o recital “Balé Balaio”.

MODA - De 17 a 24 de julho, das 14h às 20h, a Coordenadoria de Moda da Fundarpe promove a mostra "Figurino do Audiovisual", que reunirá 30 fotos-stills de figurinos de filmes pernambucanos que mais se destacaram nas duas últimas décadas. Baile Perfumado, Amarelo Manga, Árido Movie, Cinema, aspirinas e Urubus, Deserto Feliz e Baixio das Bestas compõem a mostra. A mostra destaca o trabalho dos figurinistas Mônica Lapa, Andrea Monteiro, Joana Gatis, Bárbara Cunha, Beto Normal e Juliana Pryston. As imagens foram registradas pelos fotógrafos Gil Vicente, Fred Jordão e Gilvan Sá Barreto.

por: http://www.nacaocultural.pe.gov.br/fundarpe-divulga-programacao-de-cortejos-palco-castainho-artes-plasticas-literatura-e-moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário