terça-feira, 10 de novembro de 2009

Villa-Lobos recebe homenagem durante evento na UFPE

O mestre da música Heitor Villa-Lobos (1887-1959) será homenageado durante a Semana da Música, de 16 a 19 deste mês, no Campus Recife. Estão programados colóquios, recitais e concertos dedicados à obra do compositor. O evento, organizado pelo Departamento de Música da UFPE, com apoio da Pró-Reitora de Extensão (Proext), marca a passagem dos 50 anos da morte de Villa-Lobos. A programação tem entrada franca.

A abertura da Semana da Música – Homenagem a Villa-Lobos traz o colóquio “Villa-Lobos e a Música Popular”, às 19h, no Centro de Artes e Comunicação (CAC). Às 20h do dia 16, haverá apresentação musical com canções de Villa-Lobos para instrumentos de sopro, também no CAC.

No dia 17, a programação começa às 14h, com o colóquio “A música instrumental e vocal de Villa-Lobos”, no Centro de Convenções da UFPE. A programação prossegue com apresentação musical com canções para piano de Villa-Lobos, às 15h. A Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concerto, às 20h.

O colóquio “Aspectos da criação musical de Villa-Lobos” será apresentado no dia 18, às 14h, no Centro de Convenções da UFPE. Também estão agendados apresentação musical, às 15h, e concerto do Coro Universitário e Coro Contracantos, às 20h.

O último dia do evento terá o colóquio “Villa-Lobos e a Educação Musical”, às 19h, no CAC. Encerrando a programação, às 20h, o Conjunto Txaimus da UFPE apresenta arranjos para chimes de diversas obras de Villa-Lobos. A Semana da Música é gratuita e os interessados em participar não precisam realizar inscrição prévia.

Programação

Dia 16/11 – Centro e Artes e Comunicação (CAC)

19h – Colóquio: Villa-Lobos e a Música Popular.
20h – Apresentação musical da música de Villa-Lobos para instrumentos de sopro.

Dia 17/11 – Centro de Convenções da UFPE

14h – Colóquio: A música instrumental e vocal de Villa-Lobos.
15h – Apresentação musical com canções e música para piano de Villa-Lobos.
20h – Concerto da Orquestra Sinfônica do Recife – Bachianas Brasileiras.

Dia 18/11 – Centro de Convenções da UFPE

14h – Colóquio: Aspectos da criação musical de Villa-Lobos.
15h – Apresentação musical: Villa-Lobos e o violão.
20h – Concerto do Coro Universitário e Coro Contracantos.

Dia 19/11 – Centro de Artes e Comunicação (CAC)

19h – Colóquio: Villa-Lobos e a Educação Musical.
20h – Apresentação musical: Conjunto Txaimus da UFPE, apresentando arranjos para chimes de diversas obras de Villa-Lobos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário