terça-feira, 8 de junho de 2010

Recife agora tem Mapa Virtual e agenda de eventos na internet

Imagem: Ed Wanderley/DA/D.A PressO turismo da capital pernambucana agora conta com duas novas ferramentas que apostam pesado na amplitude da internet e na crescente necessidade social por interatividade. O Mapa Virtual do Recife (versão 1.0) e a página na internet Acontece no Recife (versão beta) foram lançados na manhã desta terça-feira (08), no Aeroporto Internacional dos Guararapes.

Com o endereço www.acontecenorecife.com.br, será possível acompanhar a programação de todos os eventos, shows e exposições sediadas na cidade a partir do momento em que elas são idealizadas. Atualizado diariamente, o site se propõe a oferecer opções de entretenimento tanto ao turista sazonal (‘sol e mar’) quanto ao turista de negócios que estiver na cidade em qualquer dia da semana.

Ainda na fase de implantação, o Mapa Virtual do Recife dispõe apenas de uma unidade, instalada no Ponto de Informações Turísticas do aeroporto. Em formato de totem, o aparelho consiste em uma tela de alta resolução com tecnologia touch screen, onde os turistas e curiosos podem observar as principais vias da cidade, obtendo informações gerais como história, horário de funcionamento e distância até o ponto turístico, além de possibilitar que o usuário confira fotos e vídeos de alta resolução dos principais cartões postais da cidade.

De acordo com o Diretor de Marketing da Secretaria de Turismo do Recife, João Paulo Gomes, o Mapa Virtual já está disponível em duas versões, sendo uma offline, em versão Full HD, e uma online, mais simples, que pode ser acessada através de internet (www.mapavirtualdorecife.com.br), com banda superior a 1Mbps. “A ideia é não privar os turistas que, à distância, podem conhecer melhor a cidade, mas investir pesado naqueles visitantes que já estão aqui e buscam qualidade. Todo o projeto custou cerca de R$ 800 mil e será concluído em dezembro, com a instalação de outros 17 totens em pontos de Informações Turísticas da Prefeitura e nos hotéis de maior circulação da capital”, explica.

Para o secretário de turismo do Recife, Samuel Oliveira, a iniciativa inovadora no Brasil seguiu os exemplos do Louvre virtual e da cidade de Moscou Online, ambientes que podem ser conhecidos, através de vídeos, de qualquer lugar do planeta. Dessa forma, espera-se que o Recife continue com a retomada do setor, que cresce desde 2006. “Já somos líderes nordestinos e pretendemos ser referência nacional até 2011, com ferramentas difereciais como esta. Já temos as melhores taxas de ocupação, permanência média, e gasto médio entre as capitais e precisamos buscar mais”, garante.

A experiência no Recife deve servir de exemplo para grandes destinos turísticos do Estado, como Olinda e Caruaru. Segundo o secretário de turismo do Estado, Paulo Câmara, o investimento no que há de mais moderno muda a forma do turista conhecer o destino. “É um incentivo a mais para que a experiência seja mais completa e mais próxima da história e configuração do ambiente. O turista passa a conhecer a cidade com outros olhos e a tendência é que, em vez de passar 5 ou 6 dias no local, fique por 10 ou 15. Dependendo de como a implação for aceita, o projeto pode ajudar na interiorização do turismo do Estado e ser ampliado”, conclui.

Serviço
Acontece no Recife – Agenda de Eventos
www.acontecenorecife.com.br

Mapa Virtual do Recife – Informações, fotos e vídeos dos cartões postais da capital pernambucana
www.mapavirtualdorecife.com.br

Por Ed Wanderley, da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário