quarta-feira, 9 de junho de 2010

Recife deve ficar mais verde nos próximos cinco anos

A meta do Plano de Arborização da Cidade, que será lançado nesta quarta-feira (9), é plantar cem mil árvores no município
Da Redação do pe360graus.com

010203AmpliarFoto: Reprodução/TV Globo
010203
Veja mais
Texto | Globo Comunidade debate poluição sonora
Texto | Árvore cai no Parque da Jaqueira
Texto | Prefeitura do Recife assina termo para combater a poluição sonora
O Recife poderá ficar mais verde nos próximos cinco anos. É o que prevê o Plano de Arborização da Cidade, um projeto que a Prefeitura vai lançar na manhã desta quarta-feira (9). A meta é plantar cem mil árvores no município durante esse período.

“Esse aumento da área verde será feito através da recuperação de 30 praças e criação de três parques na cidade, através do programa Capibaribe melhor. O objetivo é amenizar o clima e melhorar a qualidade de vida das pessoas criando um ambiente mais saudável”, disse o prefeito João da Costa.

Segundo o prefeito, serão plantadas árvores de espécies típicas da região. “Vamos procurar também plantar árvores de menor porte, diferente das que vemos hoje na cidade, que são incompatíveis com a acessibilidade”, explicou.

O plano é fruto de discussões entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Emlurb e contará com a parceria de universidades, ONGs e sociedade civil. Melhorar a qualidade do ambiente, aumentar a cobertura vegetal, ampliar o número de Imóveis de Proteção de Área Verde (IPAVs), promover capacitações para a produção de mudas e técnicas de plantio e estabelecer parcerias com setores da sociedade civil organizada são as diretrizes do projeto.

Segundo a Prefeitura, desde o ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema ) vem realizando um diagnóstico para identificar a quantidade de arvores existente na cidade, a partir do qual se chegou ao objetivo de plantar cem mil árvores. O levantamento continua sendo feito através de imagens aéreas de toda extensão do Recife.

Até o final do ano, este estudo será transformado em um inventário, quando a equipe da Sema sairá a campo para identificar cada espécie de planta em todas as ruas, parques e praças da Cidade. Outra meta é a manutenção das mudas plantadas, reduzindo a perda da vegetação.

Sobre os recentes tombamentos de árvores, como a ocorrida nesta terça (8), no Parque da Jaqueira (fotos 2 e 3), o prefeito disse que tomará medidas para evitar futuros acidentes. “Dentro desse plano também está previsto um trabalho mais intenso para cuidar das árvores do Recife, inclusive as centenárias. Além de um acompanhamento, faremos também substituições”, falou.


POLUIÇÃO SONORA
Também nesta quarta, a Prefeitura assinará um termo de cooperação técnica com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), secretarias estaduais de Defesa Social e de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Departamento de Trânsito do Estado de Pernambuco (Detran) e Poder Judiciário para formalizar e fortalecer a parceria no combate à poluição sonora no Recife.

“O Problema complexo, que envolve vários órgãos, que precisa ser trabalhado em parceria. O convênio é para acelerar o combate à poluição sonora”, disse.

Atualmente, a Secretaria de Meio Ambiente recebe e fiscaliza denúncias de poluição sonora no Recife. Nos primeiros cinco meses do ano, foram cerca de 400 denúncias feitas pelo telefone da Secretaria. Na primeira abordagem, é feito um trabalho preventivo e educativo com os infratores, que são notificados.

Em caso de reincidência, é aplicada multa, que varia de R$ 100 a R$ 5 mil, e o caso é encaminhado ao Ministério Público, que toma as medidas judiciais. As polícias são acionadas nas ocasiões de desobediência ao que determina a Lei.

A população pode denunciar a poluição sonora na Diretoria de Meio Ambiente, através do telefone (81) 3355.1707, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, ou pelo e-mail gfapcr@yahoo.com.br. A Polícia Militar pode ser acionada pelo 190.

por: http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/meio-ambiente/2010/06/09/NWS,514601,4,77,NOTICIAS,766-RECIFE-FICAR-VERDE-PROXIMOS-ANOS.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário